Sisu

SISU 2018: Inscrições, Resultado e Cronograma

O Sisu 2018 (Sistema de seleção unificada) é um programa criado pelo Governo Federal em parceria com o Ministro da Educação. Ele tem como objetivo, oferecer a diversos estudantes a oportunidade de ter acesso à educação gratuita de nível superior em instituições públicas.

Ele foi criado em 2010 com o intuito de substituir os tradicionais vestibulares de Universidades públicas e selecionando os alunos de acordo com seu desempenho no Enem, sendo um dos seus principais requisitos para concorrer a vaga.

sisu 2018 resultado

Como funciona o Sisu 2018?

Para realizar a inscrição no Sisu 2018, o candidato precisará ter feito a prova do Enem e sua nota de redação não poderá ser zero. Esse requisito é necessário, porque é a partir da nota do Enem que o aluno poderá se candidatar a uma vaga em uma das Universidades Públicas.

O aluno que se inscrever no Sisu 2018, poderá escolher duas opções de cursos para disputar uma vaga. O curso que terá preferência é o que for colocado como primeira opção durante a inscrição.

Existem três categorias de concorrência que são:

 

  • Vagas de ampla concorrência;
  • Vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (referente à Lei de Cotas);
  • Vagas destinadas às demais ações afirmativas da instituição.

 

Concorrerão à vaga, apenas alunos inscritos na mesma categoria e o critério para a escolha são os estudantes com os melhores desempenhos no Enem.

As instituições de ensino que participam do Sisu possuem pesos diferenciados para a prova do Enem. Quando o aluno realiza a inscrição para determinado curso no Sisu 2018 e possui peso diferenciado para a Universidade escolhida, o sistema fará o cálculo de acordo com a instituição, gerando uma nova nota.

A nota de corte do Sisu é calculada de acordo com o número de vagas e no total de inscritos da instituição de ensino superior. O Sisu 2018 calcula e divulga a nota de corte uma vez ao dia para cada curso e durante todo período de inscrição.

A inscrição para o Sisu 2018 é única e o candidato escolhe suas opções dentre as vagas oferecidas pelas instituições participantes. O aluno poderá alterar suas opções durante todo o período de inscrição do Sisu e será considerada válida, sua última alteração.

Saiba como fazer a inscrição para o sisu 2018

A inscrição para o Sisu 2018 acontece exclusivamente pelo site do sistema (acesse aqui).

Para se inscrever no Sisu 2018 o candidato terá que informar o número de inscrição e senha cadastrado no Enem. Caso o aluno não lembre o acesso a esses dados, poderá recuperá-los acessando o site do Enem.

SISU 2018

SISU 2018 inscrições

Para a efetivação da matrícula no Sisu 2018, após ser aprovado o candidato deverá se atentar aos documentos exigidos pela instituição escolhida. Essas informações estarão disponíveis no momento da inscrição no Sisu.

Cronograma do sisu 2018

As inscrições para o Sisu ocorrem duas vezes ao ano. No início do ano para os alunos que pretendem ingressar no primeiro semestre, e na metade do ano para os que pretendem ingressar no segundo semestre.

As datas de inscrições e prazos do Sisu 2018, serão liberadas pelo Ministério da Educação no início de janeiro para o primeiro semestre e no início de junho para o segundo semestre. Fique atento ao período de inscrições no site oficial do Sisu.

Após o período de inscrição, o Sisu realizará uma chamada única dos estudantes pré selecionados, e os candidatos terão um prazo para a efetivação da matrícula nas instituições.

Os candidatos que não forem selecionados, poderão manifestar interesse para a lista de espera do Sisu 2018, no prazo estabelecido pelo cronograma.

Saiba como acompanhar o resultado do sisu 2018

Para consultar o resultado do Sisu 2018, basta você acessar o site do sistema e preencher:

 

>> Número da sua inscrição;

>> Senha;

>> Código de verificação.

 

Se o aluno estiver na lista de aprovados, esse é o momento de separar os documentos necessários e realizar a matrícula na instituição escolhida. Mas no caso do estudante não ser aprovado, ele ainda terá uma segunda chance se inscrevendo na lista de espera do Sisu 2018, como citado ao longo do texto.

Ficou alguma dúvida sobre o SISU 2018? Deixe seu comentário abaixo!

Avaliação
Data
Reviewed Item
SISU 2018
Author Rating
51star1star1star1star1star
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
error: Content is protected !!